Aprendizagem social nas empresas: como implantar em 5 passos

Publicado por DNA Conteúdo em 08/12/2020

Você sabia que a educação corporativa está diretamente ligada à produtividade dos colaboradores? Diante de uma informação como esta, saber como implantar a aprendizagem social nas empresas e estimular a educação continuada torna-se um objetivo ainda mais importante para o seu negócio, não é mesmo? 

Para você ter uma ideia, de acordo com a  ATD – Association for Talent Development, empresas que investem em programas de treinamentos personalizados para as demandas de seus colaboradores observam ganhos de até 218% em produtividade e resultados de seus funcionários.

Diante dessa informação, criamos um guia prático para entender como implantar a aprendizagem social nas empresas em 5 passos: 

  1. Crie uma aliança entre aprendizagem social e educação continuada
  2. Estimule a troca de conhecimento na rotina
  3. Crie oportunidades para inspirar conhecimento
  4. Use múltiplas ferramentas de aprendizagem
  5. Crie conteúdo diferenciado e fora da caixa 

Boa leitura! 

Recapitulando: os princípios da aprendizagem social 

Se você acompanha o blog da DNA Conteúdo, já sabe o que é aprendizagem social. De toda forma, vamos recapitular rapidamente o conceito para, então, aplicarmos no contexto corporativo. 

Aprendizagem social é o nome dado ao processo educacional desenvolvido pelo professor e psicólogo Albert Bandura, nos anos 60. A aprendizagem social tem, como base, o equilíbrio entre as habilidades mentais, chamadas de cognitivas, e as práticas, ou comportamentais. 

Segundo o estudo de Bandura, a aprendizagem social acontece segundo três vieses, que podem ocorrer simultaneamente ou de forma isolada. São eles: 

  • aprendizagem por inspiração: aqui, a ideia é que, ao observar uma figura inspiradora, ou um símbolo (como um professor, um especialista no assunto ou até mesmo uma figura pública), os alunos sintam-se estimulados a refletir sobre o que viram e reproduzirem o comportamento observado; 
  • por observação: neste caso, o aprendizado acontece por meio da reprodução de um comportamento observado. Este exemplo é visível entre crianças, por exemplo. Em um círculo de crianças, é comum perceber que as ações são mimetizadas umas pelas outras. Ou seja: o que uma faz, as demais absorvem e reproduzem. 
  • com instruções: neste tipo de aprendizagem, a informação é fornecida por meio de instruções claras sobre como realizar uma ação, e os alunos devem absorver e reproduzir as instruções em forma de ação. Este é, possivelmente, o modelo mais comum de aprendizagem social nas empresas, encontrado em treinamentos e orientações sobre procedimentos e práticas rotineiras. 

Por que usar aprendizagem social nas empresas? 

A resposta a esta pergunta é relativamente simples: a aprendizagem social nas empresas é importante porque o mundo está mudando, e, cada vez mais, o aprendizado deve acontecer de forma intrínseca à rotina. 

Para você ter uma ideia do que estamos falando, veja o que diz esta pesquisa da PwC sobre o assunto.  Para 28% dos entrevistados da geração Millennial (que representa a maior fatia da força de trabalho atuante nas empresas), a melhor forma de aprender nas empresas é por meio da observação e convivência com figuras inspiradoras, como coaches e mentores. Lembra do que dissemos acima sobre a aprendizagem social por inspiração? 

Além de atender às necessidades e expectativas dos colaboradores, o trabalho com aprendizagem social nas empresas também pode ajudar a colher resultados positivos como: 

  • mais retenção de conhecimento institucional;
  • maior aptidão para a resolução de problemas complexos;
  • menor taxa de rotatividade na empresa, uma vez que os colaboradores trabalharão motivados e engajados. 

Aprendizagem social nas empresas: 5 passos para implantar 

Agora que já relembramos conceitos e listamos vantagens, é hora de entender, na prática, como implantar a aprendizagem social nas empresas. 

1.Crie uma aliança entre aprendizagem social e educação continuada

A base da aprendizagem social nas empresas é a possibilidade de aprender de forma integrada à rotina. Por isso, é fundamental ter em mente que o processo de aprendizagem social deve ser parte do programa de educação continuada da empresa. 

Além disso, a metodologia de aprendizagem também tem uma outra base forte: a troca. Seja qual for o tipo de aprendizagem social praticado, é importante estimular possibilidades de trocar informações e cocriar conhecimento na empresa. 

Isso pode ser feito por meio de:

  • comunidades de interesses em comum;
  • grupos de estudo;
  • programas de mentoria e coaching;
  • criação de conteúdo inspirador para TV corporativa;
  • etc. 

2. Aposte em uma cultura de estímulo à troca de conhecimento na rotina

Investir e alimentar a educação corporativa é uma responsabilidade da empresa. Mas estratégias como a aprendizagem social podem fluir de maneira autônoma e natural se os colaboradores entenderem sua importância. 

Por isso, trabalhe a aprendizagem social na empresa como parte da cultura organizacional. Reforce em campanhas internas, eventos, treinamentos de funcionários e reuniões a importância de estabelecer conexões e trocas com colegas de equipe e outras figuras inspiradoras da empresa. 

3. Desenvolva oportunidades para inspirar conhecimento

Além de estimular a aprendizagem social nas empresas como parte da rotina, também é importante adicionar o elemento pedagogia empresarial à equação. Apesar de funcionar muito bem como um processo autônomo e rotineiro, a aprendizagem social apresenta resultados muito satisfatórios se utilizada como parte de uma estratégia de educação corporativa formal.

Isso significa que cabe à organização criar oportunidades para inspirar conhecimento por meio da aprendizagem social. Isso pode ocorrer com palestras, treinamentos corporativos com a presença de colaboradores-destaque ou figuras de credibilidade na área, vídeo-simulações de rotinas e procedimentos, e por aí vai. 

4. Use múltiplas ferramentas de aprendizagem

No tópico anterior, você percebeu como usamos canais e plataformas diversas para estimular a criação de oportunidades inspiradoras de aprendizagem social para os colaboradores? 

Esta é a essência da nossa quarta dica para implantar a aprendizagem social nas empresas: diversificar as ferramentas de aprendizagem e criar um ambiente educacional dinâmico. 

Isso significa que, para incorporar a aprendizagem social ao escopo da educação corporativa, é preciso abrir mão de velhos padrões de treinamento e ensino e experimentar abordagens mais modernas e ligadas às atuais tendências da educação

Uma boa ideia para dinamizar a aprendizagem social nas empresas é, por exemplo, criar uma plataforma digital para disponibilizar conteúdos de apoio que complementem as vivências de cada área de atuação. Isso pode ser feito aliando o aprendizado rotineiro a ferramentas online, como a plataforma LMS, que oferece um ambiente virtual de ensino para o aluno e uma ferramenta de gestão do conhecimento para o setor de RH. 

5. Crie conteúdo diferenciado e fora da caixa 

Por fim, a dica final para implantar com sucesso a aprendizagem social nas empresas: crie conteúdo fora da caixa! 

Estamos falando de novas formas de aprender e ensinar, inspiradas pela mudança geracional e pela transformação impulsionada pela era VUCA (volátil, incerta, complexa e ambígua). Conteúdos extensos, quadrados e sem graça estão perdendo o espaço nas organizações para dar lugar a novos formatos, metodologias e linguagens. 

Vamos a alguns exemplos práticos? 

Uma boa forma de estimular a aprendizagem social é desenvolvendo vídeos que utilizem o storytelling (técnica para contar histórias de forma humanizada) para aproximar os colaboradores do tema tratado. 

Dicas boas para criar vídeos humanizados com storytelling

  • usar colaboradores como personagens;
  • contar histórias reais de superação e boas práticas;
  • retratar a rotina da empresa com o máximo de veracidade. 

Outro recurso muito utilizado pelas empresas para a aprendizagem social é a gamificação. A ideia é estimular o consumo de conteúdo por meio de um formato lúdico, com elementos que remetam a jogos (de videogame, de raciocínio etc.). Além de ser engajante e dinâmico, o conteúdo gamificado incentiva a troca de experiências, a interação entre grupos de colaboradores e a busca por novos conhecimentos. 

Por onde começar a implantar a aprendizagem social?

Viu como a aprendizagem social nas empresas pode dinamizar sua educação corporativa? Se você sente que é a hora de avançar e começar a trabalhar para implantar a ferramenta educacional na sua organização, temos uma boa notícia! 

Somos experts em criar conteúdo engajante, transformador e inspirador! Trabalhamos para  para empoderar pessoas com conhecimento, ajudando as empresas a repensarem a forma como oferecem conteúdo corporativo a seus colaboradores. 

Nossa produção de conteúdo explora todas as tendências de comunicação e entretenimento, e é construída de acordo com as necessidades do público-alvo. Alguns dos nossos produtos são: 

  • vídeos
  • e-books
  • webséries
  • self-recording
  • simulações
  • white papers interativos
  • infográficos
  • podcasts
  • apresentações
  • plataforma interativa
  • e mais!

Quer ver o que dizem os clientes que já contaram com a DNA Conteúdo para dinamizar o aprendizado corporativo? Veja a seguir! 

“Realizar projetos com pessoas cheias de energia, faz toda diferença! E a equipe da DNA trabalha com paixão e faz com que a jornada seja muito mais simples. Excelentes profissionais, inovadores e dedicados. Sempre transmitiram confiança nos projetos que empreendemos juntos.”

Laura Ramirez Medina, Santander

“Trabalhar com a DNA fez bastante diferença na qualidade e tranquilidade de execução do projeto. Além de super prestativos e atenciosos, todos da equipe entregaram resultados além das expectativas”

Rodrigo Morozetti Blanco , Nova Escola

Que tal se tornar o próximo cliente satisfeito da DNA Conteúdo? Entre em contato conosco e conte a sua história para nós! 

Artigos relacionados

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades