Conheça 5 tipos de treinamento para empresas

Publicado por DNA Conteúdo em 17/09/2020

Você sabia que, no Brasil, 86% das empresas já incluem despesas de desenvolvimento de colaboradores em seu orçamento anual? Além disso, 49% do volume de todos os tipos de treinamentos para empresas do Brasil é voltado para aspectos técnicos, contra 27% para aspectos comportamentais. 

Conhecer os diferentes tipos de treinamentos para empresas permite a criação de um cronograma de desenvolvimento dinâmico e afinado com o perfil e as expectativas dos colaboradores. 

Quer entender melhor como isso funciona? Então continue a leitura! 

Importância do treinamento para as empresas

Motivação, redução da rotatividade e autonomia dos profissionais são apenas alguns dos fatores que demonstram a importância dos diferentes tipos de treinamentos para empresas.

Por meio de programas educacionais e de atualizações, as organizações garantem que os colaboradores contribuam ativamente com a evolução da empresa. Assim, maximizam sua produtividade e promovem um ambiente de trabalho de alta performance

Agora que você já sabe para que serve o treinamento nas empresas, te convidamos a seguir em frente em sua leitura. A seguir, falaremos sobre 5 diferentes tipos de treinamentos para empresas, suas características e possibilidades. 

5 tipos de treinamento para empresas

1. Onboarding ou integração corporativa

O treinamento de onboarding ou integração corporativa é, via de regra, o primeiro tipo de treinamento para empresas pelo qual passa o colaborador. 

Trata-se do momento em que o novo funcionário mergulha na cultura da organização. Neste momento, ele tem a oportunidade de conhecer aspectos técnicos (normas de trabalho, regras para acesso aos espaços, direitos e deveres do colaborador etc) e institucionais (valores, cultura, missão, programas internos e externos realizados) da organização. 

Comumente realizado no formato de palestra, com representantes das áreas apresentando sua rotina de trabalho, os processos de onboarding ganharam uma nova roupagem com a evolução tecnológica. 

Hoje em dia, há processos feitos em formatos como vídeo, podcast ou aplicativo, por exemplo, que permitem uma integração realizada inteiramente por mobile learning. Não é interessante? 

2. Atualização e reciclagem

Atualizações e reciclagens são tipos de treinamentos para empresas bastante tradicionais. Organizações com processos de produção complexos e tecnológicos precisam manter seus profissionais atualizados. Dessa forma, eles são capazes de executar cada tarefa com excelência. 

Por isso, periodicamente, colaboradores das áreas de produção, manutenção e suporte passam por treinamentos de revisão de metodologias e normas técnicas relacionadas a seus trabalhos. 

Assim como no processo de onboarding, também os cursos de atualização e aprendizagem são tipos de treinamentos para empresas que podem ser revitalizados com a ajuda dos novos recursos tecnológicos. 

Por meio de plataformas LMS personalizadas para EAD, por exemplo, é possível tornar o aprendizado mais fluido e flexível, permitindo o acesso dos colaboradores conforme sua disponibilidade. 

3. Desenvolvimento de competências

O mercado de trabalho atualiza constantemente suas prioridades em treinamento e desenvolvimento conforme mudam, também, os perfis e demandas dos colaboradores. 

Pensando nisso, uma das alternativas desenvolvidas para manter a motivação e o engajamento do time (ao mesmo tempo em que desenvolve equipes de alta performance na empresa) é a disponibilização de treinamentos para desenvolver competências (ou soft skills). 

Diferentes dos treinamentos técnicos, os cursos para desenvolvimento de competências focam em habilidades pessoais com potencial de influência no ambiente de trabalho. Alguns exemplos de soft skills são: 

  • raciocínio lógico;
  • pensamento crítico;
  • capacidade criativa;
  • inteligência emocional;
  • trabalho em equipe;
  • comunicação efetiva; 
  • gestão de tempo;
  • comportamento proativo; 
  • habilidades multitarefas. 

Por ser um dos tipos de cursos para empresas mais dinâmico, o desenvolvimento de competências permite abordagens igualmente “fora da caixa”. Vale apostar em formatos de conteúdo voltados para gamificação, e-books e até para as mídias sociais corporativas

4. Reforço de valores da empresa

Empresas que sabem como exercitar a multissetorialidade têm a oportunidade de utilizar recursos de uma área para reforçar as estratégias de outra. É o caso do treinamento de valores, que serve como um grande aliado para campanhas de comunicação interna e endomarketing. 

Nesse caso, ao mesmo tempo em que circulam na empresa peças publicitárias e informações em canais de comunicação sobre um determinado tema, há, também, recursos de treinamento e desenvolvimento empregados no reforço das informações divulgadas. 

Um bom exemplo prático desse intercâmbio entre áreas da empresa é a campanha de clima organizacional. Para fortalecer a preocupação da empresa com um ambiente de trabalho saudável e positivo para os colaboradores, são lançados, em formato de peças de comunicação, informes sobre valores corporativos como diversidade, igualdade de gênero, benefícios, plano de carreira etc. 

Para garantir a assimilação de cada um dos aspectos considerados na campanha, as organizações podem lançar mão, também, de pílulas de treinamento em formato de áudio ou vídeo, com falas da liderança ou de colaboradores-chave, sobre os temas. 

5. Treinamentos técnicos

Os treinamentos técnicos têm como objetivo desenvolver hard skills (habilidades técnicas e operacionais) dos colaboradores. São voltados para o conhecimento e aprendizado de processos e ferramentas diretamente aplicáveis na rotina de determinado setor ou área. 

Agora, quando você pensa em treinamento técnico, o que lhe vem à mente? Longas aulas ministradas por um profissional da área, apresentações de slides repletas de termos técnicos e informações e colaboradores lutando contra o sono?

Mas isso não precisa ser assim! 

Treinamentos técnicos também podem contar com um conteúdo simplificado e dinâmico, além de formatos mais engajantes e motivadores. Quer ver só um exemplo? 

A empresa de call center Alliar criou uma websérie para atualizar seus colaboradores sobre a importância de seguir detalhadamente o protocolo de atendimento.

Com um roteiro humanizado e próximo da realidade dos funcionários, a série “Do outro lado da linha” aborda aspectos técnicos de uma forma leve e acessível.

Como desenvolver um programa de treinamento para empresas

Conhecendo os principais tipos de treinamentos para empresas, fica mais fácil entender como criar um programa de desenvolvimento para organizações.

Para colocar a iniciativa em prática, entretanto, é preciso seguir alguns passos fundamentais: 

Passo 1 – Diagnóstico

Antes de colocar um programa de desenvolvimento para empresas em prática, é preciso traçar um panorama situacional da empresa.

  • Quais as áreas com maior demanda?
  • Os principais interesses e gaps dos colaboradores?
  • Objetivos estratégicos da empresa e como se relacionam com as competências dos colaboradores?

Com as respostas dessas perguntas, é possível traçar um plano mais focado na situação da empresa. 

Passo 2 – Desenvolvimento

Um diagnóstico preciso será a base para criar um cronograma para o programa de treinamento para empresas e elencar os melhores formatos para cada curso. Por isso, nesta etapa, contar com a ajuda de profissionais especializados em produzir conteúdo educacional pode ser um diferencial. 

Passo 3 – Aplicação

Com o material e o cronograma em mãos, é hora de colocá-lo em prática! Aproveite as primeiras rodadas de treinamento para fazer parametrizações dos resultados alcançados.

Faça pesquisas, entrevistas e testes de engajamento e aproveitamento e ajuste detalhes da metodologia conforme for necessário. Saber medir os resultados de um treinamento é essencial para manter a empresa em aprendizado contínuo!

Saber utilizar os diferentes tipos de treinamentos para empresas de acordo com o público, com o contexto e com as oportunidades de abordagem dadas pela tecnologia é um grande diferencial para as organizações. 

Se sua empresa quer oferecer treinamentos efetivos e diferentes do convencional, conte com a DNA Conteúdo para te ajudar! Temos expertise para usar as diferentes ferramentas de entretenimento digital a seu favor, entendendo as necessidades da sua empresa e estudando a fundo o seu público-alvo. 

Nosso portfólio de conteúdos inclui:

  • vídeos humanizados, com roteiros em linguagem acessível e personagens carismáticos;
  • animações personalizadas;
  • podcasts;
  • e-books;
  • aplicativos com a cara da sua empresa
  • e muito mais!

Quer saber como nosso trabalho funciona e como ele pode se encaixar perfeitamente no seu programa de treinamentos? Então entre em contato conosco!

Artigos relacionados

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades