Falar sobre tendências na educação sem falar sobre tecnologia se torna, a cada dia mais, uma tarefa complicada. Isso porque a (r) evolução digital segue trazendo para o mercado educacional alternativas para tornar o processo de aprendizado mais integrado à rotina, mais conectado à personalidade de seu público-alvo e, consequentemente, mais efetivo.
De acordo com o relatório Sala de Aula 2030, elaborado pela Microsoft, a expectativa é de que a tecnologia customizada para as demandas de professores e alunos traga impacto mensurável na forma de aprender e ensinar. Ferramentas digitais podem ajudar a alocar de 20 a 30% do tempo dos tutores no desenvolvimento de capacidades pessoais dos alunos (as chamadas soft skills), enquanto as próprias se ocupam do processo cognitivo.
Se você quer saber o que vem por aí em termos de tendências na educação, continue lendo este artigo. Falaremos sobre:
- Realidade virtual ou realidade aumentada
- Inteligência Artificial
- Gamificação
- Experiência educacional personalizada
- Aplicativos e sistemas educacionais próprios
- Plataformas colaborativas
- Educação + entretenimento
7 tendências na educação para acompanhar e aplicar
Elencamos 7 tendências pedagógicas e tecnológicas na educação para ficar de olho nos próximos anos. Algumas delas são revolucionárias e estão despontando no mercado. Outras, já existiam, mas ganham força com a transformação digital e as descobertas sobre o potencial transformador do uso da tecnologia na educação.
1. Realidade virtual ou realidade aumentada
Embora as tecnologias já ocupem um papel relevante nos processos de aprendizagem (dando origem, inclusive, a metodologias de ensino exclusivas para dispositivos móveis, como o microlearning e o mobile learning), a expectativa é de que a tendência ganhe ainda mais espaço. Para você ter uma ideia, A Allied Market Research afirma que, em todo o mundo, o mercado de RV deve atingir US $ 571,42 bilhões em 2025
Nos próximos anos, experiências interativas, como a da realidade virtual ou aumentada, serão amplamente adotadas em instituições de ensino ou empresas, com objetivo de estimular a aprendizagem social, aprofundar a compreensão sobre aspectos técnicos e operacionais (como treinamentos de funcionários para a operação de uma máquina, por exemplo).
Alguns exemplos de treinamentos educacionais que podem acontecer com a ajuda da realidade virtual ou aumentada são:
- simulações;
- tours;
- estudos de caso;
- demonstrações.
Antes de seguir para o próximo tópico, veja como a realidade virtual é aplicada na empresa automobilística Renault para treinar e conscientizar colaboradores:
2. Inteligência Artificial
Outro setor tecnológico que também é uma das tendências na educação é a Inteligência Artificial. De acordo com a IDC, a previsão é de que, até 2022, os investimentos no setor cheguem a US$77,6 bilhões, mais do que o triplo dos US$24 bilhões previstos para 2018.
Dentre esses investimentos, está a fatia de empreendedores da educação, que não vão perder a oportunidade de incorporar uma nova tecnologia ao processo de aprendizado. Inclusive, de acordo com o estudo Tendências em Inteligência Artificial na Educação, a previsão é de que em 2022, até 30% das escolas brasileiras adotem a tecnologia como parte da rotina educacional. Em 2030, o número pode estar próximo dos 50%!
3. Gamificação
A gamificação é um dos exemplos de tecnologias que já existiam, mas que foram ressignificadas e ganharam um novo lugar na rotina de aprendizagem e treinamento das escolas e empresas.
A metodologia, que mescla elementos lúdicos com educacionais, é divertida e leve, e torna o processo de aprendizado mais fluido e engajante.
De acordo com pesquisas, 67% das pessoas preferem jogar enquanto aprendem. Além disso, pessoas que aprendem por meio de técnicas de gamificação absorvem conhecimentos com até 20% a mais de eficácia do que aquelas que não as utilizam.
Interessante, não é?
4. Experiência educacional personalizada
Nos últimos anos, a experiência do consumidor se tornou um dos pontos mais importantes a se considerar em qualquer modelo de negócio — do varejo à educação, passando pelo ambiente corporativo (lembre-se de que colaboradores também devem ser tratados como “clientes internos” da sua organização!).
Um dos fatores-chave de uma boa experiência do consumidor é a personalização. Pensando nisso, oferecer experiências educacionais pensadas para cada aluno é uma das tendências na educação para os próximos anos.
A pesquisa da Microsoft, citada no começo do artigo, mostra que 67% dos professores entrevistados concordam que o aprendizado precisa ser personalizado, e muitos deles já mostram motivação para colocar a tendência na prática.
E você, quer saber como criar uma experiência educacional personalizada na instituição de ensino ou empresa?
Uma das formas de fazer isso é recorrendo à Inteligência Artificial, mencionada no item 2 da nossa lista de tendências na educação.
Além de ser uma verdadeira mão na roda para automatizar tarefas “operacionais” do processo educacional, como aplicar testes e corrigi-los, a I.A. também ajuda a personalizar softwares educacionais para que respondam de forma pertinente aos estímulos dados pelos alunos. Assim, o processo de pedagogia empresarial ou educacional ocorre no ritmo de aprendizagem do estudante.
5. Aplicativos e sistemas educacionais próprios
A atenção à personalização enquanto tendência pedagógica na educação trouxe consigo uma outra necessidade para as empresas e instituições: criar seus próprios aplicativos e sistemas educacionais.
A verdade é que, com a tecnologia, o ambiente de aprendizagem pode ganhar as mais diversas caras: de lousas interativas a apresentações dinâmicas (como whiteboard animations, vídeo-tutoriais etc.), passando por plataformas digitais (como a plataforma LMS de gestão da aprendizagem) e aplicativos próprios. O importante, nesse caso, é garantir a melhor experiência de aprendizado possível, investindo em conteúdos inovadores e conectados aos hábitos e necessidades do público-alvo.
6. Plataformas colaborativas
Colaboração na educação. Você já imaginou isso? Pois esta é uma das tendências na educação — e sua empresa ou instituição de ensino tem muito a ganhar com ela!
Na prática, as plataformas colaborativas já estão totalmente incorporadas à vida das pessoas. Afinal, quem não está conectado a uma rede social nos dias atuais, não é mesmo?
As redes sociais são grandes exemplos de plataformas colaborativas, já que reúnem diferentes opiniões e vivências em um mesmo espaço e estimulam a construção coletiva de posicionamentos e aprendizados.
A ideia das plataformas colaborativas educacionais é reproduzir este ambiente de forma digitalizada: seja para estimular as trocas entre os próprios alunos, seja para unir conhecimentos de professores ou tutores, ou mesmo para produzir conteúdo em equipe.
Quer ver um exemplo de como a colaboração pode funcionar para estimular o aprendizado?
Por meio da técnica de self-recording (na qual os próprios colaboradores criam seu conteúdo audiovisual a partir de um mini estúdio preparado com a ajuda da DNA Conteúdo — que também é responsável pela edição e finalização do material), é possível produzir materiais educativos autorais, que poderão ser replicados na empresa como parte da rotina de treinamento e desenvolvimento.
7. Educação + entretenimento
Por fim, o último item da nossa lista de tendências na educação é o Edutainment, ou a união entre educação e entretenimento.
A técnica se baseia em levar o melhor do mercado de entretenimento (interfaces com boa usabilidade, métodos de gravação funcionais, estilos de edição e modelos de conteúdo que agradam ao público) para o mundo da educação, criando materiais verdadeiramente engajantes e totalmente fora da caixa.
Se você se interessou pela nossa lista de tendências na educação, temos uma boa notícia: nós podemos te ajudar a incorporá-las em sua rotina!
Somos experts em trabalhar para empoderar pessoas com conhecimento e ajudar as empresas a repensarem a forma como oferecem conteúdo corporativo a seus colaboradores.
Trabalhamos com produção de conteúdo fora da caixinha, de acordo com as necessidades do público-alvo. Alguns dos nossos produtos são:
- vídeos
- self-recording
- simulações
- infográficos
- podcasts
- e-books
- white papers interativos
- apresentações
- plataforma interativa
- webséries
- e mais!
Quer saber o que dizem nossos clientes? Então veja alguns depoimentos:
“Trabalhar com a DNA fez bastante diferença na qualidade e tranquilidade de execução do projeto. Além de super prestativos e atenciosos, todos da equipe entregaram resultados além das expectativas”
Rodrigo Morozetti Blanco, Nova Escola
“Realizar projetos com pessoas cheias de energia, faz toda diferença! E a equipe da DNA trabalha com paixão e faz com que a jornada seja muito mais simples. Excelentes profissionais, inovadores e dedicados. Sempre transmitiram confiança nos projetos que empreendemos juntos.”
Laura Ramirez Medina, Santander
Quer se tornar o próximo cliente satisfeito da DNA Conteúdo? Então entre em contato conosco!