Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrar algum usuário da internet que não tenha o hábito de consumir vídeos. O recurso ganha espaço e se consolida como um importante aliado do marketing, conforme confirmam as tendências de vídeo marketing — nome dado à união da estratégia de venda com a ferramenta de comunicação.
Pesquisas mostram que, nos últimos três anos, o número de empresas que usam o vídeo como ferramenta de marketing cresceu 24%, de 63% para 87%. Além disso, fora das organizações, os números também impressionam. 78% das pessoas assistem vídeos todas as semanas, e 55% delas o faz todos os dias.
Os números fortalecem a expectativa de que o crescimento continue, e que, nos próximos anos, o consumo de conteúdo de vídeo atinja os níveis mais altos de todos os tempos.
Seja você um produtor de conteúdo ou trabalha com o marketing organizacional, precisa conhecer nossa seleção de tendências de vídeo marketing para acompanhar nos próximos anos:
- Webinars
- Transmissões ao vivo
- Vídeos 360º
- Vlogs corporativos
- Self-recording
Boa leitura!
Você sabe o que é vídeo marketing?
Antes de falarmos sobre as tendências de vídeo marketing, que tal recapitularmos conceitos? Vídeo marketing é uma estratégia de marketing (interno ou externo) que utiliza vídeos como ferramenta de atração ou retenção do público-alvo.
A gama de utilizações possíveis da estratégia de vídeo marketing é extensa. Ela pode ser usada em campanhas publicitárias, comunicação interna, educação corporativa, marketing pessoal e por aí vai.
Por que o vídeo marketing está bombando no mercado?
Após a leitura da introdução deste artigo, já foi possível entender a dimensão do vídeo marketing no mercado atual, certo?
A verdade é que a combinação entre o aumento do consumo de conteúdo em vídeo e o entendimento das empresas sobre a relevância da estratégia fez com que o vídeo marketing alcançasse uma grande expressividade no mercado.
E nada melhor do que dados e estatísticas para ilustrar o que estamos falando.
- 80% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo os ajudou a aumentar o tráfego do site e gerar novos leads (potenciais clientes);
- consumidores gastam até 88% mais tempo em sites que têm vídeos;
- 96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço;
- 84% das pessoas dizem que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca;
- O público retêm 95% de uma mensagem quando assiste a um vídeo (com o texto, a taxa de retenção é de 10%);
- 86% das pessoas gostariam de ver mais vídeos das marcas em 2020. Destas, 36% dizem que gostariam de ver mais conteúdo educacional ou explicativo em estilo de vídeo, com 14% querendo ver mais demos de produtos.
Benefícios do vídeo marketing
Os dados do tópico anterior não mentem: conhecer as tendências do vídeo marketing pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, seja qual for a abordagem da estratégia.
Além de facilitar conversões de vendas, de atender a uma necessidade do consumidor de conteúdo e estar onde o público-alvo está, o vídeo marketing traz, ainda, outros benefícios. Veja alguns deles a seguir:
- torna o conteúdo mais didático e compreensível;
- gera mais engajamento;
- tem um bom custo-benefício;
- ajuda a reter e fidelizar clientes;
- enriquece campanhas e programas de treinamento empresarial;
- dinamiza processos de capacitação de colaboradores;
- complementa campanhas de endomarketing tradicionais.
5 tendências de vídeo marketing para inspirar
Para onde vai o vídeo marketing nos próximos anos? O que sua empresa não pode deixar de incluir nas estratégias de comunicação interna e externa? Quais os melhores exemplos de vídeo marketing?
Chegou a hora de encontrarmos respostas a todas estas perguntas. A seguir, você conhece 5 tendências de vídeo marketing para inspirar e movimentar sua empresa rumo a mais engajamento e melhores resultados!
1. Webinars
Os webinars são seminários online, geralmente realizados para introduzir um tema, ensinar a utilizar um produto ou serviço ou fazer apresentações (de resultados, metas etc).
Em geral, os webinars são apresentados ao vivo, mas também podem ser disponibilizados em formato de vídeo para consumo posterior. Geralmente, têm duração entre 1h e 2h, podendo ser mais curtos caso o tema abordado não demande uma discussão detalhada.
Vantagens da tendência:
- é fácil e simples de produzir;
- possibilita interação em tempo real e, consequentemente, mais engajamento;
- é uma boa forma de aproximar lideranças de colaboradores nas empresas.
Exemplo de webinar:
2. Transmissões ao vivo
Também chamadas de “lives”, as transmissões ao vivo nas redes sociais viveram um boom em 2020, com a pandemia do novo coronavírus. Artistas de todos os segmentos musicais, profissionais de diversas áreas, empresas e organizações não governamentais passaram a transmitir, ao vivo, shows, eventos, aulas abertas e reuniões.
Para você ter uma ideia da grandeza desta tendência de vídeo marketing, a audiência das lives, apenas no Instagram, cresceu 50% somente no mês de março.
Vantagens da tendência:
- aproximação entre a empresa e o público-alvo;
- permite comunicação informal;
- humanização da empresa
Exemplos de transmissões ao vivo:
3. Vídeos 360º
Um novo espaço foi inaugurado na empresa, mas a logística para divulgar e organizar visitações para todos os turnos é complexa? Quer dinamizar o tour de novos colaboradores no onboarding?
Então você precisa incorporar os vídeos 360º às tendências de vídeo marketing adotadas em sua empresa!
Os vídeos neste formato são produzidos com equipamentos especiais,e permitem ao público experimentar tudo o que acontece no ambiente de forma integral, uma vez que ele tem acesso a — literalmente — 360º de imagem.
Vantagens da tendência:
- possibilita a dinamização de conteúdos de onboarding e tours pela empresa;
- trazem maior detalhamento de imagem do que um vídeo convencional;
- formato inovador e engajante.
Exemplos de vídeo 360º:
4. Vlogs corporativos
Se você acompanha as tendências de vídeo marketing há alguns anos, certamente acompanhou o surgimento dos vlogs (abreviação de video log), vídeos que contam informalmente episódios cotidianos ou acompanham, sob um ponto de vista pessoal, eventos e acontecimentos.
Empresas também podem se beneficiar desta tendência do vídeo marketing adaptando os vlog ao mundo corporativo. Entregar uma câmera a uma pessoa-chave da empresa e acompanhar o seu olhar sobre determinado evento ou tema ajuda a criar identificação com os colaboradores e a comunicar de forma simples e efetiva.
Vantagens dos vlogs corporativos:
- conteúdo informal;
- aproximação com o público-alvo.
Exemplo de vlog corporativo:
5. Self-recording
Outra tendência do vídeo marketing para aplicar na empresa é o self-recording. Como o próprio nome diz, com o self-recording, a equipe da empresa tem acesso a um completo equipamento de gravação para produzir seu próprio conteúdo, em alta qualidade, que é editado, finalizado e gerido por uma empresa especialista no assunto.
Vantagens da tendência:
- autonomia para produzir conteúdo;
- material finalizado em alta qualidade;
- disponibilidade de equipamentos profissionais;
- possibilidade de utilizar os próprios colaboradores como personagens.
Exemplo de self-recording:
Se interessou por estas tendências do vídeo marketing? Que tal começar a colocá-las em prática?
Nós, da DNA Conteúdo, podemos te ajudar a produzir conteúdo diferenciado, engajante e inspirador. Quer saber o por quê?
Somos experts em conteúdo digital e edutainment, técnica que mescla educação e entretenimento. Produzimos materiais fora da caixa, pensados para atender às necessidades do público-alvo.
Que tal conhecer os serviços da DNA Conteúdo? Visite nosso site e conheça alguns dos nossos produtos!