Ícone do site DNA Conteúdo

Tipos de educação corporativa: conheça as 8 melhores opções

tipos-educação-corporativa

Os avanços tecnológicos e as mudanças no perfil comportamental da sociedade vêm impactando fortemente nos tipos de educação corporativa existentes. Isso quer dizer que o velho modelo de treinamento está dando lugar a perspectivas diferentes, focadas em melhorar a experiência e o aproveitamento do colaborador.

Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Tendências de Capital Humano, da Deloitte, 86% dos entrevistados citaram que as novas formas de aprendizagem são uma questão importante ou muito importante no ambiente corporativo. Ainda nesta pesquisa, os líderes vinculam efetividade a novas abordagens de capacitação – metodologias e tecnologias educacionais – das competências que são demandadas.

Isso significa que as organizações devem encontrar maneiras de fornecer aos trabalhadores orientação e informação no fluxo de seu trabalho, criando oportunidades de aprendizado ligadas a experiências próximas da rotina de trabalho, não apenas atreladas a um ambiente educacional. 

Se você quer conhecer os diferentes tipos de educação corporativa criados para tornar o aprendizado mais prático e dinâmico, continue a leitura deste artigo. Ao longo dele, falaremos sobre: 

  1. Por que sua empresa precisa investir em educação corporativa?
  2. Vantagens da educação corporativa
  3. Os três pilares da educação corporativa
  4. 8 Tipos de educação corporativa

Por que sua empresa precisa investir em educação corporativa? 

Criar um projeto de educação corporativa passou a ser uma das grandes missões das empresas ao longo dos anos. Isso aconteceu porque a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional ganhou lugar entre as prioridades dos colaboradores, em especial aqueles com potencial de liderança. 

De acordo com a pesquisa da Deloitte citada na introdução deste artigo, 49% dos respondentes afirmaram que deixariam seus empregos nos próximos dois anos por alguns fatores. Falta de oportunidade de aprendizado e desenvolvimento foi um fator mencionado por 26% desse público

Além de ser uma estratégia fundamental para reduzir os índices de evasão dos profissionais, investir em educação corporativa também traz grandes vantagens para a gestão do negócio sob o ponto de vista estratégico. 

No próximo tópico, você vai conhecer algumas das principais vantagens da educação corporativa nas empresas. 

Vantagens da educação corporativa

1. Equipe mais motivada e produtiva 

Ter times focados em resultados e empenhados em entregar suas tarefas com o melhor desempenho possível é o sonho de qualquer empresa. 

E se te dissermos que, investindo nos tipos de educação corporativa corretos, o aumento de produtividade virá como consequência? 

De acordo com a Association for Talent Development (ATD), organizações que apostam em programas de treinamento personalizados de acordo com as necessidade de seus times têm ganhos de até 218% em produtividade e resultados. Incrível, não é? 

E não é só isso! 

Para 93% dos colaboradores que responderam à pesquisa Millenials Career: 2020 vision, aprender de forma contínua é um desejo de longo prazo e, mais do que isso, representa uma das prioridades ao considerar um novo emprego. 

Isso significa que, se sua empresa investe em diferentes tipos de educação corporativa, ela se torna um lugar motivador e interessante do ponto de vista dos colaboradores. 

2. Retenção de talentos

Além de motivar colaboradores e contribuir para a produtividade, um ambiente de trabalho que aposta em tipos de educação corporativa inovadores e dinâmicos também tende a reter profissionais de forma mais expressiva. 

E, cá entre nós, se você trabalha na área de Recursos Humanos, sabe muito bem a importância de ter boas taxas de retenção de colaboradores.

De acordo com a Gallup, 93% dos profissionais da geração millenial disseram ter mudado de emprego em um curto período de tempo. Além de reduzir a taxa de retenção das organizações, esse movimento pode ter gerado um impacto de mais de US$30 bilhões para as empresas americanas. 

3. Aumento do capital humano da organização

Você conhece o conceito de capital humano? Trata-se do conjunto de capacidades, conhecimentos e competências humanas que podem contribuir ativamente para a produção de valor econômico em uma organização. 

A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano revelou que esta é uma das principais áreas que merecem atenção das lideranças nos próximos anos, e não é difícil adivinhar o por quê, não é mesmo?

O relatório mostra que, para os colaboradores, boa remuneração já não é mais suficiente para mantê-los trabalhando em uma instituição. É preciso conectá-las com o propósito do negócio e incentivar o desenvolvimento de novas competências pessoais e profissionais. 

E você sabe qual é a melhor ferramenta para alinhar propósitos e desenvolver competências? Isso mesmo: a educação corporativa.

Os três pilares da educação corporativa

Para aplicar diferentes tipos de educação corporativa na prática, é importante entender as novas tendências de aprendizagem. Elas refletem a mudança na forma de consumir informação e podem ajudar a construir um bom plano de educação corporativa. 

Veja quais são os três pilares desse novo modelo de aprendizagem a seguir. 

1. Autonomia na aprendizagem

O primeiro pilar da educação corporativa é a autonomia. Cada vez mais, o colaborador busca autonomia para criar sua jornada educacional e trocar informações com sua equipe de forma espontânea. 

Dessa forma, a ideia é criar formatos de conteúdo que possibilitem a flexibilidade do aprendizado, bem como a definição de horários e plataformas de estudo de acordo com a disponibilidade do público-alvo. 

2. Aprendizagem personalizada ou adaptativa

O segundo pilar diz respeito à importância da personalização do conteúdo e da experiência do aluno. Conteúdos genéricos e extremamente formais tendem a não captar a atenção dos alunos, tornando-se apenas protocolos a serem cumpridos.

Empresas que desejam criar impacto e engajamento com a educação corporativa precisam entender seu público-alvo e adaptar todo tipo de conteúdo a suas necessidades e hábitos. 

3. Tecnologia na aprendizagem

Lembra do velho padrão de treinamento, composto pela figura de um tutor em uma sala, uma apresentação de slides e muitos funcionários lutando contra o sono e a falta de concentração? A tecnologia na educação chegou para transformar essa perspectiva! 

Com a educação corporativa online, é possível criar um material de treinamento e desenvolvimento dinamizado e dotado de recursos educacionais pensados para trazer mais engajamento, como as animações (que ajudam a captar a atenção do público) e os podcasts (que permitem que o aluno consuma informação a qualquer hora, de qualquer lugar). 

Confira no gráfico a seguir como se coordenam os três pilares da educação: 

8 Tipos de educação corporativa

Você já sabe como o uso de diferentes tipos de educação corporativa pode contribuir para a criação de um ambiente empresarial mais sintonizado e motivador, certo? 

Agora é a hora de conhecer alguns exemplos de educação corporativa para inspirar a mudança no seu local de trabalho!

1. E-learning

O modelo de aprendizagem em e-learning está essencialmente baseado na tecnologia. Também conhecido como EAD (ou Ensino a Distância), o e-learning acontece com a ajuda de uma plataforma LMS (ou Learning Management System – sistema de gestão da aprendizagem), que simula um ambiente educacional, disponibilizando conteúdos e fornecendo ferramentas de interação entre os alunos e os tutores. 

O surgimento do e-learning abriu muitas portas para a educação corporativa, na medida em que possibilitou a escalabilidade dos treinamentos (que, na modalidade EAD, poderiam ser realizados múltiplas vezes sem custos adicionais) e conferiu maior autonomia aos alunos. 

2. Microlearning

No tópico anterior, falamos sobre os três pilares da educação corporativa, entre os quais estava a aprendizagem adaptativa. 

O microlearning é um exemplo claro de como adaptar os conteúdos educacionais à realidade do público-alvo pode contribuir efetivamente para melhores índices de aproveitamento. 

Por meio da disponibilização de conteúdo compartimentado em pequenas pílulas complementares e de curta duração, é possível aumentar a retenção de informação pelo aluno em até 22%, segundo pesquisa da Universidade de Dresden

3. Mobile learning

De acordo com os dados divulgados pela GSMA, o número de usuários de dispositivos móveis já passa dos 5 bilhões, o que equivale a 67% da população global.

Impressionante, não é?  

Isso significa que apostar em mobile learning (conteúdo adaptado para este tipo de dispositivo) é investir com sabedoria em tipos de educação corporativa efetivos. 

A alternativa representa uma forma efetiva de dinamizar o ensino, já que permite a atualização rápida de conteúdos, facilita o cumprimento do cronograma educacional e torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e autônomo, reforçando os pilares da educação mencionados acima. 

4. Gamificação

O conceito de “aprender brincando” ganhou ainda mais sentido com o surgimento da gamificação. 

A técnica combina elementos do mundo dos games (como a criação de jornadas ou “fases” de aprendizado, desafios estratégicos e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento sistêmico e a tomada de decisões) com ferramentas de ensino. Por isso, se consolidaram como um dos promissores tipos de educação corporativa. 

No vídeo abaixo, você entende como a gamificação vem sendo transposta para o mundo corporativo como forma de engajar pessoas e aumentar a produtividade no trabalho: 

5. Realidade aumentada e realidade virtual

Por muitos anos, a perspectiva de dividir a rotina com as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual pareceu um sonho distante. 

Porém, o futuro chegou. Agora, ambas as tecnologias se tornaram tipos de educação corporativa capazes de aliar o aprendizado teórico e o prático. Lembra do que falamos na introdução deste artigo sobre a importância de criar oportunidades de aprendizado conectadas à experiência prática? 

Com a realidade virtual e a realidade aumentada, isso é possível!

Veja o vídeo abaixo para entender como as duas tecnologias impactam as empresas e a sociedade: 

6. Blended learning

Se realidade virtual e aumentada ainda não são tipos de educação corporativa viáveis para o seu negócio, por que não apostar no blended learning

A metodologia de ensino, também chamada de “ensino híbrido”, é perfeita para combinar teoria e prática. Ela permite que aulas a distância e presenciais ocorram em sintonia. 

O formato é indicado para treinamentos que contenham uma componente de experimentação, como laboratórios, formações de saúde e segurança (como treinamentos de brigada, por exemplo) e processos operacionais (como manuseio de máquinas e equipamentos). 

7. Educação continuada

Fornecer estímulos e oportunidades para que o aprendizado faça parte da rotina. Em tipos de educação corporativa como a aprendizagem continuada, isso é possível. 

A ideia da educação continuada é estimular os colaboradores a buscar, de forma constante, novas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Empresas que investem nesse tipo de educação corporativa podem apostar no aprimoramento de competências voltadas à rotina empresarial, mas também encontram espaço para estimular o aperfeiçoamento de soft skills, habilidades pessoais que influenciam no desempenho organizacional. 

8. Edutainment

Por fim, vamos falar sobre o edutainment. Trata-se de um dos tipos de educação corporativa mais aderentes ao três pilares da educação corporativa. 

Edutainment é a união perfeita entre conteúdo e entretenimento. A ideia é explorar o que plataformas multimídia oferecem para atrair a atenção de seus usuários para criar soluções educacionais igualmente engajantes e inspiradores. 

Quer um exemplo? Você certamente conhece a plataforma da Netflix, empresa de streaming mais famosa do mundo. Seu sistema foi cuidadosamente pensado para possibilitar ao usuário uma experiência agradável, simples e muito efetiva de entretenimento. 

Pensando nisso, a DNA Conteúdo apostou em uma parceria de sucesso. Seu foco é reproduzir o melhor da interface da Netflix em sua plataforma LMS. 

O resultado? 

Um processo de aprendizagem muito mais dinâmico e sem complicações desnecessárias! 

E aí? Quer uma mãozinha para implantar tipos de educação corporativa inovadores em sua empresa? Conte com a gente! 

Trabalhamos para empoderar pessoas com conhecimento, ajudando as organizações a repensarem a forma como oferecem conteúdo corporativo a seus colaboradores. Inovar, encantar e engajar: esse é o nosso lema. 

Criamos o material perfeito para a demanda da sua empresa e as necessidades dos seus colaboradores, com um catálogo de opções super variado:

Quer descobrir um pouco mais sobre nosso conteúdo engajante, personalizado e de alto impacto? Então entre em contato conosco e conte-nos sobre o seu projeto!